Nutrição Para o Paciente Oncológico
O câncer é um conjunto de mais de 100 tipos de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células anormais que podem invadir tecidos adjacentes e órgãos distantes.
O acompanhamento nutricional é voltado para a maior eficácia do tratamento oncológico, por meio da compreensão integral do quadro clínico.
Considerando o tipo de câncer, o estágio da doença e a presença ou não de metástase, o tratamento dos pacientes oncológicos pode englobar, separadamente ou de forma combinada, cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.
Nos pacientes em tratamento contra o câncer, o risco nutricional é alto e está diretamente relacionado ao tratamento e às consequências da própria doença. Sendo assim, manter um acompanhamento nutricional especializado é imprescindível na busca pela cura do câncer
Cuidados nutricionais
Para manejo de sintomas
-
Enjoo
-
Fadiga
-
Mucosite
-
Neuropatia
-
Perda de apetite
-
Diarreia
-
Constipação
-
Ganho de peso
-
Perda de massa magra e mais!
Para melhor resposta na
-
Quimioterapia
-
Radioterapia
-
Cirurgia
-
Hormonioterapia
Para acompanhamento de
-
Câncer de Mama
-
Câncer de Próstata
-
Câncer de Pulmão
-
Câncer de Ovário
-
Câncer de Pâncreas
-
Câncer Bucal
-
Câncer Colorretal
-
Câncer Intestinal
-
Câncer de Colo do Útero
-
Entre outros.
Para os pacientes oncológicos que apresentam risco nutricional, é recomendada uma intervenção nutricional orientada por um nutricionista especializado. O planejamento da estratégia é individual e personalizado e tem como objetivo:
-
Aumentar a qualidade de vida;
-
Melhorar a ingestão de alimentos;
-
Reduzir os desequilíbrios metabólicos;
-
Fazer a manutenção da massa muscular;
-
Melhorar a resposta ao tratamento oncológico.
Acredito na Nutrição como uma importante ferramenta de promoção da saúde e qualidade de vida, no alívio de sintomas da doença, através de uma alimentação variada e saudável, sem restrições desnecessárias e com autonomia do paciente nas escolhas alimentares.